Informações cognitivas sobre a discalculia

Este transtorno de aprendizagem implica uma dificuldade de aprendizagem significativa e persistente que afeta também as habilidades linguísticas associadas aos cálculos mentais.

Alguns dos sintomas mais representativos da discalculia são:

  • Dificuldades com cálculos matemáticos: As pessoas com discalculia têm dificuldade em processar a linguagem matemática, o que dificulta processos como adicionar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Dificuldades para identificar símbolos matemáticos: as pessoas com discalculia podem confundir símbolos como “+”ou “–“, e o que pode criar problemas ao utilizá-los nas operações matemáticas.
  • Problemas para alinhar operações matemáticas: é comum ter dificuldades para alterar um problema de matemática escrito verticalmente para um formato horizontal, ou o contrário. Em operações de multiplicação e divisão o indivíduo pode ter dificuldades para alinhar os números para obter respostas corretas.
  • Dificuldades para compreender os problemas matemáticos ditados: Uma pessoa com discalculia pode ter dificuldade para lembrar de informações mencionadas oralmente. Também é comum a dificuldade para diferenciar as informações mais relevantes das menos relevantes para se chegar ao resultado certo.

Além das dificuldades nas operações matemáticas, as pessoas com discalculia também podem ter dificuldade para calcular e se organizar no tempo, ou apresentar capacidade de orientação espacial mediana.

Os problemas com a matemática podem ser causados pela presença de déficits em diferentes habilidades cognitivas, tais como:

  • Atenção dividida e discalculia: A atenção dividida é a capacidade de prestar a atenção a mais de um estímulo ou atividade ao mesmo tempo. As pessoas com alterações na atenção dividida teriam por estímulo ou atividade ao mesmo tempo. As pessoas com alterações na atenção dividida teriam por exemplo dificuldades em ouvir um professor e ao mesmo tempo copiar um problema de matemática.
  • Atenção focada e discalculia: É a capacidade de focar a atenção em um estímulo alvo, independente do tempo ou distração. Um exemplo seria perder informações importantes de uma explicação do professor sobre como realizar uma operação matemática.
  • Reconhecimento e discalculia: Seria a capacidade do cérebro de identificar um estímulo anterior, comparando as informações atuais com as já armazenadas na memória.
  • Memória operacional e discalculia: Seria a capacidade de reter informações e as usar para fazer tarefas cognitivas complexas, como determinadas operações matemáticas.
  • Memória de curto prazo e discalculia: Seria a capacidade de reter a informação por um curto período de tempo, como o cálculo de uma gorjeta de restaurante que precisa ser lembrado.
  • Nomeação e discalculia: Seria a capacidade de acessar uma palavra do vocabulário matemático para utilizá-lo.
  • Planejamento e discalculia: Seria a capacidade de organizar suas tarefas, os problemas matemáticos de uma forma prática. Pessoas com alterações no planejamento podem ter dificuldades para resolver cálculos que exijam várias etapas.
  • Velocidade de processamento e discalculia: A capacidade de processar informações de forma rápida e automática. Pessoas com alterações podem levar mais tempo para compreender e realizar os cálculos matemáticos.
  • Tempo de reação e discalculia: Seria a capacidade de perceber, processar e responder a um estímulo simples de forma rápida. Pessoas com tempo de resposta lento muitas vezes tem dificuldade em concluir à tempo exercícios e avaliações matemáticas.

 

Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil

www.deborahramos.com