As vantagens do reforço positivo na disciplina da criança

A infância é uma fase muito delicada e nesta etapa é bem interessante que seu filho seja bem acompanhado e orientado na sua aprendizagem e comportamento. Os profissionais e as famílias precisam se unir e caminhar juntos no sentido de buscarem a melhor forma de alcançar o objetivo de uma boa educação e disciplina da criança.

Muitos pais estão acostumados em seus métodos de disciplina, a retirarem algo da criança quando o comportamento não está legal ou quando a criança não atinge um objetivo desejado. Uma nota azul, um bom comportamento, com os irmãos e colegas, se alimentar direito, obedecer às regras da casa, dormir no horário combinado, dentre outros. A primeira coisa a ser feita pelos pais neste momento pelos pais é retirar o que o filho gosta, o que normalmente costuma ser atualmente o celular ou outros tipos de tecnologia.

No entanto, temos um método muito mais interessante e efetivo que pode ser utilizado com a crianças: o reforço positivo na educação. Isso porque por meio dele, as crianças são estimuladas a terem bons desempenhos e são motivadas com o oferecimento de bonificações ao cumprimento das tarefas solicitadas, o que proporciona resultados muito melhores na prática, como comprovam os estudos científicos.

Este reforço positivo psicológico é bastante objetivo é bastante objetivo e direciona o comportamento dos pequenos para o que realmente importa e se espera deles. Quando bons desempenhos são alcançados, conforme expectativas de pais, educadores e professores, no intuito de estimulá-los, são usados incentivos favoráveis e motivacionais pelas ações que foram bem cumpridas pela criança, pelo bom comportamento alcançado.

Esse reforça funciona como uma bonificação aos comportamentos esperados dos adultos, e assim a criança pode entender muito bem quando está errando ou acertando em seu comportamento, sentindo-se animada em progredir. As recompensas são dadas somente para os bons resultados, e a criança deve realmente se esforçar para cumprir o que é pedido, sem exceções de qualquer forma.

O uso de reforço positivo é excelente para que a criança entenda e seja educada com a noção de que todas as coisas na vida são merecidas e devem ser batalhadas. Suas boas ações devem ser estimuladas e o bom desenvolvimento passa a ser estimulado também. Estes reforços não podem acontecer de forma mecânica. Os pais devem ser bem participativos em todo o processo e fazer destes momentos formas bem lúdicas de educar, sendo firmes, educadores, mas também divertidos. A criança precisa compreender bem os motivos da recompensa (ou não) e que não será premiada se não fizer tudo certinho conforme as regras que devem ser combinadas sempre com antecedência.

O reforço positivo pode e deve e deve ser usado em vários momentos de disciplina do lar e outros locais e situações que estejam fora de controle, como por exemplo:

  • Organização de brinquedos;
  • Realizar tarefas da escola;
  • Se comportar bem na escola;
  • Obedecer aos pais;
  • Se alimentar corretamente;
  • Tomar banho na hora certa;
  • Respeitar os horários do celular e videogame;

O objetivo é que a criança alcance cada vez mais autonomia e um bom comportamento sem que os pais tenham que ficar solicitando de forma desgastante para ambos. O prêmio deve ser atrativo, e não necessariamente caro e deve vir logo que a criança fizer a atividade ou tiver o bom comportamento. Deve ser algo que agrade muito à criança, e pode ser alternado frequentemente (ex: bala, coxinha, carrinho, abraço, hora a mais no celular, passeio…).

O uso das recompensas não deve acontecer pela simples ação de recompensar, mas o fator significativo está em que a criança aprenderá as consequências positivas  e imediatas de seus atos, obtendo assim uma relação mais saudável com aqueles que a cercam.

_

Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil www.deborahramos.com