Ligue agoraDepoimentos

Atuação

Levando-se em consideração a individualidade de cada paciente, busco atuar de maneira personalizada em cada atendimento terapêutico clinico que realizo, utilizando para isso as especialidades que apresento a seguir.

 

O Atendimento Psicopedagógico

A psicopedagogia vem trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e os diversos fatores que conduzem ao mau desempenho acadêmico. Para um diagnóstico completo das reais causas deste problema e o possível trabalho terapêutico para  melhora dos sintomas, é necessário que se analise os diversos aspectos que podem estar envolvidos, podendo estes ser de origem orgânica, cognitiva, emocional, social ou pedagógica. Desta forma, o trabalho psicopedagógico pode ser dividido em dois momentos: a avaliação diagnóstica e o atendimento psicopedagógico terapêutico, quando recomendado.

Na avaliação psicopedagógica são utilizadas técnicas psicopedagógicas específicas onde ao final da avaliação, o profissional terá informações suficientes não só para esclarecer as reais causas das dificuldades apresentadas pelo paciente, como também para realizar o atendimento psicopedagógico terapêutico para a melhora dos sintomas, caso seja necessário.

No caso do atendimento psicopedagógico terapêutico ser necessário, o profissional dará continuidade ao trabalho já iniciado com o paciente a partir de uma visão global do mesmo e sua contextualização na família, e no meio social em que vive. O profissional tendo agora uma maior compreensão do seu “modelo de aprendizagem” e as causas que estariam interferindo em seu aprender, poderá intervir para uma progressiva melhora deste quadro.

 

Psicanálise Infantil

O psicanalista ou terapeuta que se especializa na área infantil busca compreender profundamente as verdadeiras causas da dificuldade emocional da criança, e não apenas os aspectos superficiais. Atua com as dificuldades emocionais do paciente, que geralmente são apresentadas como sintoma de que algo não está bem com seu interior.

As dificuldades da criança podem se apresentar de diversas formas e com alterações diversas de comportamento. Dentre estes estariam, por exemplo, o excesso de timidez, nervosismo e irritabilidade, dificuldades no relacionamento com outras crianças, apego excessivo com os pais, excesso de agitação, dificuldades para dormir, falta ou excesso de apetite, tiques nervosos, crises de ansiedade, medos e fobias, mentiras excessivas, pequenos delitos, oposição às ordens, dificuldades escolares, dentre muitos outros.

O tratamento consiste em sessões analíticas, onde através do diálogo e instrumentos lúdicos, o profissional estará conhecendo melhor e profundamente as reais causas das dificuldades apresentadas pela criança. A partir deste entendimento, o psicanalista infantil estará então apto para interpretar e intervir diretamente nas dificuldades específicas do paciente, o que levará à significativa melhora dos sintomas.

O período das sessões geralmente é de cinquenta minutos, com sessões realizadas entre um ou dois dias por semana, sendo que o tempo de diagnóstico e tratamento dependerá de cada caso em particular.

 

Seleção de escola adequada à criança

Cada criança tem suas particularidades e terá um melhor desempenho acadêmico se estiver na escola adequada as suas necessidades e forma de aprendizado.

Ofereço aos pais uma consultoria nesta escolha, avaliando questões como metodologia aplicada, equipe pedagógica, infra-estrutura disponibilizada, custo x benefício, segurança e localização.

 

Consultoria para pais sobre técnicas de disciplina para filhos

Eu auxilio pais, tanto com teoria como prática, a como disciplinar seus filhos e obter melhor comportamento dos mesmos.

 



Além da atuação clínica especializada, atuo ainda com serviços para profissionais da área e instituições de ensino.

Supervisão Psicopedagógica

Uma formação acadêmica nem sempre prepara 100% um profissional para uma atuação prática. Neste sentido, ofereço supervisão psicopedagógica para profissionais que estão ingressando no mercado, e necessitam de acompanhamento e supervisão para seus primeiros atendimentos. Veja mais…

 

Palestras

Possibilidade de realização de palestras informativas em eventos, escolas ou pequenos grupos sobre os seguintes temas:

  • TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade)
  • Dislexia
  • Discalculia
  • Disgrafia
  • Disortografia
  • Inclusão escolar