Ligue agoraDepoimentos

Dicas para se divertir com as crianças nas férias

1. Manter os pequenos entretidos durante as férias é muito complicado. O que os pais podem fazer para ocupar as crianças dentro de casa?

Crianças são agitadas por natureza e isto é sinônimo de saúde. Em casa, dependendo do espaço físico as crianças podem ficar ansiosas e precisam de atividades mais interessantes além de assistir televisão ou jogar videogame o dia todo. Os pais que tem o privilégio de estar com seus filhos neste período podem investir este tempo com jogos de tabuleiro por exemplo. Começar um quebra-cabeça de nível médio pode ser uma ótima forma de mantê-los entretidos, lembrando que a participação de um adulto é sempre muito especial para a criança. Cozinhar com eles, fazendo receitas que eles possam ajudar de alguma forma, mexendo a massa, usando forminhas para fazer biscoitos e coisas assim são muito legais.

2. Quais seriam algumas dicas de atividades e lugares fora de casa que os pais podem levar as crianças para entretê-las?

Fora de casa, nesta época de inverno é bom, mas em caso de a escolha ser em locais abertos é bom que todos estejam bem agasalhados. Neste caso existem parques públicos e praças. Os pais podem levar brinquedos preferidos das crianças como bola, bicicleta, patinete, pois assim poderão gastar bastante energia. Caso o tempo frio e a chuva não contribuam muito, uma boa opção podem ser os shoppings com suas áreas de diversão para crianças ou mesmo a escolha de um bom desenho no cinema.

3. Qual é a importância da realização de atividades com as crianças?

As crianças amam a presença de um adulto com elas, principalmente a do pai e da mãe. Estes adultos são exemplos para elas e a participação dos mesmos nas atividades torna tudo muito mais divertido. O aprendizado é sempre muito grande nesta troca.

 

Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil

www.deborahramos.com