Ligue agoraDepoimentos

Crianças com altas capacidades

girl-kids-training-school-159782Os  sinais que indicam uma criança com altas capacidades podem ser vistos logo nos primeiros anos de vida. É muito importante saber se a criança apresenta tais características, pois a falta deste conhecimento e as adaptações necessárias para seu aprendizado poderão trazer problemas em suas etapas escolares.

Alguns sinais podem ser vistos nestas crianças desde muito cedo e os pais e educadores devem ficar atentos, buscando um possível diagnóstico e confirmação desta alta capacidade. Dentre muitas características pode-se perceber a grande facilidade na comunicação que estas crianças apresentam, por exemplo. Muitas destas crianças dizem suas primeiras palavras com significado aos 6 meses, e entre um ano e meio e dois anos já podem manter conversa com amplo vocabulário e conjugações plurais, podendo inclusive compreender noções temporais e verbais.

Outros sinais podem sinalizar uma criança com altas com altas capacidades. Um bebê com indícios de superdotação intelectual pode sustentar sua cabeça  e esquadrinhar tudo atentamente desde as primeiras semanas. Muitas não engatinham e começam a andar antes dos 10 meses. Estas crianças costumam ter noção corporal mais aguçada que as outras e isso se demonstra inclusive em seu  desenho  da figura humana. Algumas, com dois anos e meio já podem desenhar pessoas com cabeça, tronco e extremidades.

Estas crianças se interessam por um amplo número de assuntos, são curiosos e muito ativos. Costumam se interessar desde muito cedo por livros, quebra-cabeças e desenhos. Apresentam excelente memória e normalmente se fixam em letras, números, figuras que veem ao redor e rapidamente os memorizam. Assim, devido a estas características é muito comum que a curiosidade destas crianças à leve a estar sempre perguntando muito e não se conformarem com respostas simplistas.

Crianças com altas capacidades são também muito intensas emocionalmente. Esta intensidade emocional muitas vezes desconcerta os pais por não entenderem  o excesso de emoção e reação destas crianças. Elas apresentam muitas vezes baixa tolerância à frustração, reagem facilmente a desenhos tristes ou assustadores, e podem também fazer amizade muito fácil ou serem muito briguentos também devido aos comportamentos extremistas.

Podem apresentar hipersensibilidade sensorial. Podendo por exemplo se incomodar facilmente com etiquetas de roupa, sons fortes, luzes intensas. Estas crianças percebem a realidade de forma diferente e com mais informações sensoriais que demais crianças, afetando os cinco sentidos consideravelmente.

São crianças que na maioria dos casos apresentam aprendizagem da leitura e da escrita muito cedo e de forma autodidata, estando alfabetizados por volta dos 3 anos. No entanto, costumam ser muito distraídas acerca do que não lhes interessa devido o excesso de foco nos assuntos que lhe interessam

Mas o que fazer caso suspeite que seu filho tenha altas capacidades intelectuais? Você deve fazer todo o possível para se informar sobre quais são as necessidades para sua adaptação. O sistema educacional normalmente não é adaptado para crianças para as crianças com tais características.

Desta forma é necessário o adequado diagnóstico por parte de profissionais capacitados. Posteriormente estes profissionais podem orientar pais e o colégio nas melhores formas de adaptação ao nível intelectual da criança. Muitas vezes é necessário adiantar o aluno em anos escolares ou mesmo adaptar o conteúdo em níveis diferenciados de dificuldade. As adaptações dependerão de criança para criança, e com a ajuda de todos os envolvidos para que a criança tenha o melhor do seu potencial aproveitado.

 

Deborah Ramos | Psicopedagoga e Psicanalista Infantil

www.deborahramos.com